sexta-feira, agosto 23, 2019
Profissão

Analista de Marketing

Em plena Era Digital, divulgar uma empresa se tornou uma tarefa para profissionais especializados. Afinal, entender as novas necessidades do mercado e criar estratégias que ajudam a fortalecer a imagem de uma marca não é para qualquer um. E é justamente nesse contexto que o Analista de Marketing pode ser muito útil.

Segundo o levantamento Guia Salarial 2017, da Robert Half, as carreiras ligadas ao marketing estão entre as que mais cresceram na crise que assolou o Brasil. E essa constatação não acontece por acaso.

Muitos empreendedores viram nesses profissionais, a chance de se manterem competitivos em uma época de crise.

Por isso, se você deseja saber mais a respeito da carreira do Analista de Marketing, não deixe de conferir esse post até o final e descubra o que faz um profissional dessa área, bem como fique por dentro também da sua média salaria, como é a sua área de atuação e o que é necessário para trabalhar nesse ramo de mercado.

 

O que faz um analista de marketing?

O analista de marketing é responsável por todo o desenvolvimento de ações, campanhas e estratégias promocionais, que visem divulgar ou fortalecer a imagem de uma empresa.

Mais do que isso, esse profissional é responsável por levantar dados do mercado, de modo que a marca consiga se aproximar dos seus consumidores.

Esses profissionais também podem prestar auxílio em eventos e festas, trabalhando em conjunto com outros setores, visando sempre o fortalecimento da identidade de uma determinada marca.

Quanto ganha um profissional do gênero?

O salário de um analista de marketing varia diretamente com o porte da empresa. Além disso, também é necessário levar em conta o nível hierárquico dentro da instituição.

A média salarial para essa função é de R$ 2.100. No entanto, em grandes empresas, profissionais que já tem certa experiência no mercado, podem ganhar até R$ 5.500.

Recém-formados tem uma faixa salarial um pouco menor, entre R$ 1.500 e R$ 2.000, mas isso varia muito conforme a empresa onde se deseja atuar.

Como é a área de atuação?

Um dos grandes diferenciais de apostar na carreira de analista de marketing, é que você terá uma ampla área e possibilidades de atuação no mercado. Afinal de contas, todas as empresas, independentemente do porte ou segmento, precisam criar estratégias de divulgação para ampliar o alcance do seu negócio.

Além disso, você também pode atuar de forma terceirizada. Isto é, prestando serviços para empreendimentos de diversos portes, você pode aumentar os seus ganhos, dependendo da quantidade de clientes que atende.

Outra possibilidade é atuar com a prestação de consultoria. Ou seja, a empresa pode lhe contratar para que avalie o estado do setor de marketing dela e indique maneiras de melhorá-lo para otimizar suas campanhas.

Resumindo, existe inúmeras oportunidades no mercado para quem deseja trabalhar como analista de marketing. Agora, é importante ressaltar que não é qualquer pessoa que pode se candidatar a uma vaga nesse ramo. Para isso é preciso contar com alguns requisitos básicos.

 

O que é necessário para se tornar um analista de marketing?

Se você deseja atuar como analista de marketing, será necessário uma formação superior em Marketing e Propaganda. Em algumas empresas, a formação apenas em Comunicação Social também é válida.

No entanto, se você deseja ter mais oportunidades no mercado, será necessário se especializar. Isso porque, a área de marketing atualmente é muito ampla. Isso sem contar na quantidade de tendências que esse profissional precisa ficar antenado.

Ou seja, se você deseja se tornar um analista de marketing, será necessário buscar aperfeiçoamento constante. Tenha em mente que esse é um mercado que se atualizada constantemente, logo, a melhoria contínua será fundamental para que você se destaque.

Quer mais dicas sobre carreiras e profissões? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades!

 

Deixe uma resposta