A Cemig recebeu a indicação de Márcio Augusto Vasconcelos Nunes para a presidência, enquanto a Tecnisa aprovou uma proposta de grupamento de suas ações na proporção de dez para uma. Os dois movimentos foram comunicados ao mercado nesta segunda-feira, 31 de agosto.
Na Cemig, a indicação parte do Governo de Minas Gerais, controlador da companhia, e ainda precisa seguir os procedimentos de governança aplicáveis. Na Tecnisa, o grupamento depende da aprovação dos acionistas em assembleia.
Quem foi indicado para presidir a Cemig?
Márcio Augusto Vasconcelos Nunes foi indicado pelo controlador para assumir a presidência da companhia. Até a conclusão das etapas internas, o anúncio deve ser tratado como indicação, e não como posse definitiva.
Mudanças no comando de empresas controladas pelo poder público costumam ser acompanhadas pelo mercado porque podem alterar prioridades administrativas, execução de investimentos e relacionamento com o acionista controlador. Isso não significa que haverá mudança imediata na estratégia da Cemig.
As ações CMIG3 e CMIG4 representam, respectivamente, os papéis ordinários e preferenciais da companhia. A indicação para a presidência é um evento de governança e não constitui, isoladamente, orientação sobre os papéis.
Como funcionará o grupamento proposto pela Tecnisa?
A proposta prevê que cada dez ações ordinárias TCSA3 sejam reunidas em uma ação. A operação não muda o valor total do capital social nem cria valor econômico por si só: a quantidade de papéis diminui na mesma proporção em que o preço unitário é ajustado.
O tema será submetido à assembleia geral extraordinária convocada, em primeira chamada, para 21 de setembro de 2026. Até a aprovação e a divulgação do cronograma operacional, o grupamento ainda não está efetivado.
O que acontece com frações de ações?
Quando um acionista não possui uma quantidade múltipla de dez, podem surgir frações após a conversão. O procedimento para regularização, eventual prazo de composição e venda das frações precisa constar dos documentos da operação e das comunicações posteriores da empresa.
O Analistas acompanha os próximos atos de governança da Cemig e a deliberação dos acionistas da Tecnisa. Esta matéria é informativa e não recomenda negociar CMIG3, CMIG4 ou TCSA3.