analistas .com.br
Empresas

Sigma recupera licenças provisórias para retomar extração de lítio em Minas Gerais

TRF-6 restabeleceu autorizações das cavas e do projeto Barreiro, mas manteve suspensa a ampliação da planta.

Ativos citados
Foto de Muniz
Por Fundador e Editor-chefe · Publicado em Revisado por Muniz
Compartilhar
Colagem clean com mina de lítio, tribunal e operação parcialmente reaberta
Imagem editorial criada por inteligência artificial para o Analistas.com.br

A Sigma Lithium obteve decisão provisória do Tribunal Regional Federal da 6ª Região que restabelece três licenças ambientais do projeto Grota do Cirilo, no Vale do Jequitinhonha.

Voltaram a valer as autorizações das cavas Norte e Sul e do Projeto Pegmatito Barreiro. A licença para ampliar a unidade de tratamento da Cava Norte continua suspensa.

Retomada é parcial

A decisão permite destravar extração e produção, mas limita expansão imediata. Como a medida é provisória, a disputa judicial ainda pode sofrer novas decisões.

A empresa havia suspendido mineração e produção industrial e adiado em três meses sua meta de 240 mil toneladas para 12 meses. Operações comerciais e de reciclagem continuaram.

Para o BDR S2GM34, a notícia reduz parte do risco operacional, mas não elimina incerteza regulatória e ambiental. Os fatos foram reportados por fontes locais e pelo Investing, com base em comunicado da companhia e decisão do TRF-6.

Publicidade
Foto de Muniz
Escrito por Fundador e Editor-chefe

Muniz é o fundador e editor-chefe do portal Analistas. Empreendedor digital e especialista em tecnologia voltada para o mercado financeiro, é o desenvolvedor por trás de plataformas de dados como o Ações Capital. Lidera a visão editorial e a infraestrutura tecnológica do Analistas, unindo entrega de cotações em tempo real e rigor analítico para democratizar a informação no mercado brasileiro.

Ver todas as matérias de Muniz →

Esta matéria foi revisada por Muniz (Fundador e Editor-chefe).

Leia também