analistas .com.br
Empresas

Vale divulga balanço com minério sob pressão

Companhia publica o resultado do terceiro trimestre após o fechamento, agora com dados operacionais integrados.

Ativos citados
Foto de Muniz
Por Fundador e Editor-chefe · Publicado em Revisado por Muniz
Compartilhar
Colagem minimalista com mina de ferro, navio, pelotas, calculadora e gráfico
A Vale divulga o desempenho do terceiro trimestre após o fechamento.

A Vale divulga o resultado do terceiro trimestre de 2026 após o fechamento desta quinta-feira (29). O relatório será acompanhado por quem investe em VALE3 e monitora o preço do minério de ferro.

Relatório muda de formato

A partir deste trimestre, a mineradora reunirá informações operacionais, vendas e números financeiros em um único Relatório de Desempenho. O antigo relatório separado de produção e vendas deixa de existir.

A companhia fará teleconferência na sexta-feira (30), às 11h de Brasília, com tradução simultânea para o português.

O que observar

Os principais pontos serão produção e preço realizado do minério, custos, geração de caixa, investimentos e dívida. O mercado também buscará atualizações sobre cobre e níquel.

A Vale produziu 336 milhões de toneladas de minério de ferro em 2025 e indicou faixa de 335 milhões a 345 milhões para 2026. Guidance é meta, não resultado garantido.

Risco para VALE3

Além do desempenho operacional, a ação depende da demanda chinesa, do câmbio e do preço internacional do minério. A leitura correta exige comparar o balanço com as expectativas já incorporadas ao papel.

Publicidade
Foto de Muniz
Escrito por Fundador e Editor-chefe

Muniz é o fundador e editor-chefe do portal Analistas. Empreendedor digital e especialista em tecnologia voltada para o mercado financeiro, é o desenvolvedor por trás de plataformas de dados como o Ações Capital. Lidera a visão editorial e a infraestrutura tecnológica do Analistas, unindo entrega de cotações em tempo real e rigor analítico para democratizar a informação no mercado brasileiro.

Ver todas as matérias de Muniz →

Esta matéria foi revisada por Muniz (Fundador e Editor-chefe).

Leia também