analistas .com.br
Economia

Dívida bruta fica em 82,93% do PIB em setembro

Indicador atingiu o maior nível desde março de 2021; dívida líquida subiu a 70% e setor público teve déficit de R$ 5,5 bilhões.

Foto de Muniz
Por Fundador e Editor-chefe · Publicado em Revisado por Muniz
Compartilhar
Colagem minimalista com Congresso, mapa do Brasil, títulos públicos, moedas e medidor de dívida
A dívida bruta brasileira terminou setembro em 82,93% do PIB.

A Dívida Bruta do Governo Geral encerrou setembro de 2026 em 82,93% do PIB, equivalente a aproximadamente R$ 11,1 trilhões. O indicador divulgado pelo Banco Central ficou praticamente estável sobre agosto, mas alcançou o maior nível desde março de 2021 e reforçou o debate sobre contas públicas e juros no Brasil.

Dívida ficou praticamente estável no mês

Em agosto, a dívida bruta correspondia a 82,87% do PIB. A diferença mensal foi pequena porque a incorporação dos juros foi compensada parcialmente por resgates líquidos de títulos públicos e pelo crescimento nominal da economia.

Indicador fiscalSetembro de 2026
Dívida bruta82,93% do PIB
Valor aproximadoR$ 11,1 trilhões
Dívida líquida70% do PIB
Déficit primário do setor públicoR$ 5,5 bilhões
Governo Centralsuperávit de R$ 3,47 bilhões
Estados e municípiosdéficit de R$ 5,57 bilhões
Empresas estataisdéficit de R$ 3,39 bilhões

A estabilidade percentual não significa que o problema deixou de crescer. A dívida permanece em patamar elevado, e sua dinâmica depende do custo dos juros, do resultado primário e da expansão do PIB.

Dívida líquida subiu para 70% do PIB

A Dívida Líquida do Setor Público passou de 69,3% em agosto para 70% do PIB em setembro. Esse conceito desconta ativos financeiros do setor público e responde de maneira diferente a variações do câmbio e das reservas internacionais.

A dívida bruta reúne compromissos do governo federal, do INSS, dos estados e dos municípios. Empresas estatais não entram diretamente nesse conceito, embora seus resultados possam afetar outras medidas fiscais.

Publicidade

Setor público teve déficit de R$ 5,5 bilhões

O resultado primário consolidado ficou negativo em R$ 5,5 bilhões. A expectativa mediana levantada no mercado apontava pequeno superávit, o que tornou o número mais fraco que o previsto.

O Governo Central teve superávit de R$ 3,47 bilhões pela metodologia do Banco Central. Estados e municípios apresentaram déficit de R$ 5,57 bilhões, enquanto as empresas estatais registraram resultado negativo de R$ 3,39 bilhões.

A diferença em relação ao resultado divulgado pelo Tesouro Nacional ocorre porque Banco Central e Tesouro usam metodologias e momentos de registro distintos. Os números não devem ser somados nem tratados como se fossem a mesma estatística.

Juros são o principal desafio

Quando a taxa básica e os juros de mercado permanecem altos, o custo de carregar e refinanciar a dívida aumenta. O efeito não aparece integralmente no mesmo mês, porque os títulos possuem indexadores e vencimentos diferentes.

Publicidade

O governo pode estabilizar a relação dívida/PIB combinando resultados primários melhores, crescimento econômico e custo de financiamento menor. Se os juros superarem persistentemente o crescimento nominal da economia, torna-se necessário um esforço fiscal maior.

Por que o mercado acompanha

Uma trajetória percebida como pouco sustentável aumenta o prêmio exigido por compradores de títulos públicos. Isso eleva taxas do Tesouro Direto, encarece financiamentos privados e reduz o valor presente de empresas listadas.

O efeito alcança desde hipotecas e crédito empresarial até o câmbio. Juros mais altos podem atrair capital de curto prazo, mas a piora da percepção fiscal também pode levar investidores a exigir proteção maior ou reduzir exposição ao país.

O que observar nos próximos meses

O investidor deve acompanhar o resultado primário acumulado, a despesa com juros, a execução das metas fiscais e as projeções de dívida. Um único mês não define a tendência, mas setembro manteve o indicador no maior patamar em mais de cinco anos.

Também será importante separar medidas permanentes de receitas ou cortes temporários. Para a dívida, a qualidade e a repetição do ajuste importam tanto quanto o resultado mensal.

Publicidade
Foto de Muniz
Escrito por Fundador e Editor-chefe

Muniz é o fundador e editor-chefe do portal Analistas. Empreendedor digital e especialista em tecnologia voltada para o mercado financeiro, é o desenvolvedor por trás de plataformas de dados como o Ações Capital. Lidera a visão editorial e a infraestrutura tecnológica do Analistas, unindo entrega de cotações em tempo real e rigor analítico para democratizar a informação no mercado brasileiro.

Ver todas as matérias de Muniz →

Esta matéria foi revisada por Muniz (Fundador e Editor-chefe).

Leia também